terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boletimm

Todo mundo q e aluno sente aquele aperto no coração,qnd vai receber o boletim ,vc reza faz de tdo  p saber s vc passou ou nao, mas nao da para saber,o seu coraçao fica:tum thummm...............

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

fotologs

                                                Fotologs:
   -são sites que funcionam  como albúm de fotografias virtuais.
A intenção dos fotologs e que você exponha as suas fotos sendo pessoais ou não.
                   Diferença entre o blog e o fotolog:
No blog nós utilizamos o texto, e no fotolog utilizamos fotos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

tudo sobre o islamismo (parte 3)


De volta para o passado....

Para os muçulmanos, a idade média corresponde entre os séculos 11 e 14. O século 11 foi a época de maior expansão dos árabes, mais ao longo dos séculos seguintes a influência desse povo sobre o mundo muçulmano diminuiu e no 14 o mundo muçulmano sofreu uma crise. 

ECONOMIA

Os muçulmanos cultivaram produtos adaptados ao clima de cada região, como trigo,algodão,arroz,azeitona e diversas frutas.
os muçulmanos também iam expandindo o comércio, os comerciantes eram habilidosos, criaram diversos recursos que são usados até hoje como cheques, letras de câmbio, recibos........
junto com o crescimento do comércio desenvolveu-se a produção artesanal. Se eu marasse em Bagdá, eu faria jóias, vidros cerâmicas ou sedas (OLHA, JÓIAS.....EU QUERO.....). Já em Damasco faria armas ou ferramentas de metal.

CALENDÁRIO MUÇULMANO

Você sabe o porquê do calendário muçulmano tem doze meses só que a soma é de 354 dias???

NÃO SABE???? Quer a resposta??? Claro que quer,né?
 já que insiste.....

      Os cristãos usam o calendário solar, o ano também é dividido em doze meses, mas a soma dos dias é de 365. A diferença é na contagem dos dias dos meses, pois o calendário muçulmano é lunar....... 
 
      Dentre os meses do calendário muçulmano destaca-se o mês de RAMADHAN ou RAMADÃ que é o mês do jejum. 

LITERATURA

As obras mais conhecidas são:


AS MIL E UMA NOITES



ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES



ALADIM

EU ADORO ESSAS OBRAS E VOCÊ?????


Além disso os árabes introduziram muitas coisas:

Na matemática: o algarismo zero, a álgebra e a trigonometria.

(imagine o mundo sem zero........é agora mesmo que eu não tiro um 10 em matemática.......)

Na matemática: descobriram técnicas de cirurgias, revelaram causas e as formas de contágio de doenças como a varíola, a tuberculose e o sarampo.  

(já teve sarampo???? eu nunca tive..... dói???)

os árabes também descobriram substâncias como o ácido sulfúrico, o salitre e o álcool.


por: Sarah férrer
fonte: livro saber e fazer história

























Tudo sobre islamismo (parte 2 )

Os primeiros templos do islamismo    Maomé e seus seguidores difundiram a nova religião em Medina,onde construíram a primeira mesquita .Então organizaram um exército composto de fiéis, em 630 invadiram e conquistaram Meca. Os ídolos da Caaba foram quebrados e ela foi transformada em um centro de orações onde era proibido adorar os deuses antigos.Apartir desse momento até hoje o único mantido dentro do templo é a Pedra Negra .
    Apartir da conquista de Meca ,o islamismo difundiu-se pela Arábia, e o seus habitantes foram se unificando em torno da nova religião.assim se criou uma nova  organização política e e social entre os árabes.Para os mulçumanos os outro lugares santos são uma extensão de Meca,um desses lugares e Jerusalém onde teria sido visitada pelo próprio Maomé graças a um milagre de Alá.De acordo com o islamismo enquanto Maomé rezava no templo ele teria sido transportado para Jerusalém pelo anjo Grabriel. Depois de ter pousarem num templo,teriam subido até o céu e encontrado os outros profetas :Adão,Jesus ,Moiseis e Abraão .Para estabelecer o local exato onde Maomé esteve em Jerusalém ,um califa um templo da rocha também conhecido como mesquita de Omar.
O Corão e os fundamentos do islamismo
  O Corão apresenta o Alá como o criador do universo,bom justo,a que as pessoas devem obedecer sem questionamentos.Mas também pode seguir o caminho mal-induzido. A recompensa aos bons e a punição aos maus firam no dia do juízo final,quando todos os mortos se ressuscitarão e serão julgados pelo que fizeram em toda a sua vida. os mulçumanos acreditam  que conforme o julgamento a pessoa irá para o paraíso ou para o inferno,onde permanecerá por toda a eternidade.
  De acordo com os princípios islamicos  todo fiel deve crer em Alá e em Maomé ,fazer cinco orações diárias ,ser generoso com os pobres ,fazer caridade ,cumprir jejum religioso durante um determinado mês do ano e ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
  Além de princípios religiosos o Corão também inclui normas juriticas como por exemplo não praticar jogos de azar.
A expanção islâmica
Maomé e seus seguidores criaram o  primeiro Estado mulçumano centralizado.Depois de sua morte em 632 esse Estado passou a ser governado por califas, e a região islâmica foi interpretada de diferentes modos por seus seguidores:sunitas e xiitas.
Atualmente,os xiitas vivem principalmente em paises como Irã,Iraque e Iêmem.Nas outras regiões do mundo islamico predominam os sunitas ,que correspondem a 84% dos mulçumanos até hoje.
 Da morte de Maomé ate o seculo XI , os árebes muçulmanos se expandiram sob a liderança desses califas,provocando diversas guerras nesse .Nesse período, os árabes deixaram de ser apenas senhores da penirsula onde viviam.Inicialmente,guerriaram contra os bizantinos ,de quem conquistara a Síria, a Palestina,o Egito e outras regiões do norte da Africa.Também conquistaram a Pérsia ,parte da Ídia , da China e da Àsia Central,além de quase toda a Penísula Ibérica.

Por:Mariana Rêgo 
Fonte : Livro