segunda-feira, 31 de outubro de 2011

tudo sobre islamismo ( parte 1 )

Os muçulmanos criaram varias coisas que usamos em nosso dia - a - dia exemplo o álcool que alem de ser um combustível usado por carros, é um excelente produto de limpeza. a álgebra também foi criada no mundo islâmico ( apesar de que muitos estudantes odiarem álgebra ). os islâmicos criaram varias palavras que usamos em nosso dia - a - dia Ex: sorvete, algodão, açúcar, café, quibe, açougue entre muitas outras.

A característica mais comum que nos faz lembrar do mundo muçulmano é a sua religião.

Até o seculo VI os muçulmanos eram comandados pelos homens mais idosos que eram chamados de sheiks, que eram divididos em 2 grupos: árabes do litoral e arabes do deserto 

Vamos começas falando dos árabes do litoral:

Os árabes do litoral viviam em cidades como Meca e Yatreb. essas cidades eram de um comercio muito importante, e já que eles eram dedicados ao comercio nas rotas que ligavam o oriente as regiões ligadas ao mar Mediterrâneo, eles mantiam contato com outras civilizações.

Os árabes do deserto eram seminômades  que viviam no oásis da península e se dedicavam principalmente a criação de ovelhas cabras e camelos.

Na cidade de meca encontrava-se o caaba um templo em que se localizava a pedra negra. ela era venerada pelos árabes por que eles acreditavam que ela tinha sido trazida do céu pelo anjo Gabriel (o mesmo que aparece nas histórias da bíblia)

Maomé foi o fundador do islamismo. pelas versões tradicionais o anjo Gabriel aparecepara Maomé quando ele estava meditando, dizendo que era um emissario de Alá um verdadeiro e unico Deus.

Todos acharam que Maomé era um louco por dizer aquilo tudo e começaram então a perseguir-lo e por causa desse conflito Maomé foi obrigado a deixar Meca e ele foi para Yatreb. E isso foi o episodio conhecido como Hégira.

Por: Lara Veras Franco
Fonte de pesquisa: livro Saber e fazer história

Nenhum comentário:

Postar um comentário